ENVIO GRÁTIS 48/72H PARA PORTUGAL CONTINENTAL

RUAVINTAGE ESPAÑA

ENVIO GRÁTIS 48/72H PARA PENÍNSULA

Tipos de Couro

O couro é qualquer tipo de pele de animal curtida. Os diferentes tipos de pele são caracterizados tanto pelo tipo de pele animal utilizada, como pelo curtimento das peles e pelos métodos de fabrico utilizados. O tipo de couro mais comum utilizado na fabricação de artigos de couro é o couro de vaca, mas também é utilizado couro de outros animais tais como búfalos, porcos, ovelhas, cabras, cangurus, avestruzes ou animais exóticos tais como répteis ou peixes.

tipos de couro

A pele de vaca é a pele mais utilizada na indústria do couro devido à sua espessura, resistência, durabilidade e flexibilidade, bem como à sua fácil disponibilidade. O couro de búfalo tem características muito semelhantes ao couro de vaca, embora seja ligeiramente mais resistente e custe menos. As peles de ovinos, tais como ovelhas e cabras, são muito mais finas e têm um grão menos uniforme do que as peles de vaca. As suas principais características são a maleabilidade, a leveza e a suavidade. O couro de porco é também muito versátil em termos de utilizações. É um couro macio, duro e com uma aparência mosqueada. É difícil de trabalhar com ele.

pele
tipos de pele

O couro utilizado para o fabrico de bolsas e artigos de couro em geral é normalmente:

Couro de grão completo ou inteiro: Esta é a camada superior do couro, a camada que está no exterior, a que está em contacto com o exterior.
Este é o melhor dos melhores quando se trata de couro, e é o mais caro. Pele totalmente natural. A forma mais fácil de determinar se o couro é de grão inteiro, é procurando cicatrizes e pequenas imperfeições, tais como arranhões ou picadas de insectos. Estas imperfeições naturais são a marca distintiva dos grandes couros. É a parte de maior qualidade do couro, com o tempo, desenvolverá uma pátina natural que aumentará a beleza da peça.

O couro de grão inteiro pode vir em dois acabamentos: anilina ou semi-anilina:
-Anilina: Trata-se de couro natural que não recebeu qualquer tipo de revestimento. É muito sensível à humidade ou a manchas.
-Semi-anilina: Aplica-se corante ou pigmento no couro, esta película fina impede que a sujidade penetre facilmente.
Para distinguir uma peça feita de anilina e semi-anilina, seria suficiente deixar uma gota de água em ambas as superfícies. Se for absorvido pelo couro, seria anilina, se permanecer na superfície sem penetrar seria semi-anilina.

-Couro de Grão Corrigido:
Trata-se de couro de grão inteiro, que mostra uma quantidade excessiva de arranhões ou cicatrizes que são desbastadas ou lixadas. O resultado é um couro impecável sem cicatrizes naturais com um relevo liso ou quase liso. Para evitar isto, para certos usos é estampado ou estampado com um grão falso. Os acabamentos podem ser semi-anilina ou pigmentados.

-Suede:
A segunda ou inferior camada de couro restante após a remoção do grão completo. É lixado para obter um couro muito macio. Este couro é menos resistente e muito sensível a manchas.

-Nubuck:
Esta é a parte da pele que está em contacto directo com a carne do animal. Foi lixado para lhe dar uma textura aveludada. É também muito sensível à sujidade ou manchas.

Existem outros tipos de couro, tais como couro colado feito de fibras de couro, couro envernizado (by-cast), couro e restos de vinil ou couro falso, que é completamente artificial.

Pele Genuína

Significa simplesmente que é couro verdadeiro, mas não indica de que parte da pele é o couro. O termo implica frequentemente que o couro vem do lado de baixo da pele.

Que tipo de couro utilizamos?


O couro que usamos para as nossas bolsas e mochilas vem do búfalo, especificamente do búfalo de água da Índia (bubalis bubalis), para não ser confundido com o bisão americano, também conhecido como búfalo. Este couro é um produto residual dos búfalos domésticos utilizados para a produção de leite, que no fim das suas vidas têm as suas peles removidas.
Utilizamos couro de grão inteiro ou de grão inteiro. É a parte de maior qualidade onde se destacam todas as imperfeições, tais como arranhões, picadas ou feridas sofridas pelo animal. Isto resulta em belos “padrões” naturais no couro. Juntamente com a força de tracção inalterada e as marcas da natureza permitem que o couro de grão inteiro seja considerado como o melhor tipo de couro.

couro
pele bufalo
Shopping Cart
Scroll to Top